quarta-feira, 27 de abril de 2016

Alcoolismo e Alcoólicos Anônimos


A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que existem três enfermidades que são de origem desconhecidas, incuráveis e mortais: câncer, diabetes e alcoolismo. São três grandes males que afetam a humanidade.  Segundo estudiosos, cerca de 5%  da humanidade, conforme cálculo,  sofre com o alcoolismo.  Essa estatística pode variar de um país pata outro, mas é importante definir que essas  não são  o que chamamos de "bebedores sociais", e sim,  doentes que nasceram com um fator que os torna dependentes do álcool e que esse fator nunca o abandonará. A única e grande diferença entre o alcoolismo e a diabetes e o câncer, é que o alcoolismo é uma doença recuperável. E essa descoberta que o alcoolismo é recuperável foi feita exatamente  por dois alcoólicos, que antes, provaram  de tudo, sem sucesso, e se sentiam cada vez mais derrotados.  Eles eram  Willian Griffith Wilson e Bob Smith, dois alcoólatras  que um dia se reuniram e descobriram que  seus intercâmbios  de dolorosa experiência alcoólica lhes permitiam juntar forças para se afastar todos os dias  da bebida. 

Descobriram que essa compreensão de  sua debilidade diante do consumo, que entender como "perdiam o controle" ao beber, que seu apoio mútuo, eram  os fatores com os quais estavam consumindo o que não haviam encontrado nem na medicina, nem na religião e nem em suas próprias decisões. Descobriram que a perda  do controle  "se produzem logo após o primeiro copo", dai nascia a ânsia por continuar bebendo, e o estágio seguinte já era algo que não podiam controlar voluntariamente. Muitos médicos e cientistas acreditam hoje, que isso tem uma raiz biológica.  Haveria, segundo estudo, uma porcentagem da população mundial que nasce com um fator orgânico que torna as pessoas dependentes do álcool. Nem Bill Wilson e nem Bob Smith sabiam disso, mas sim, que a colaboração entre duas pessoas que sofrem do mesmo mal, permite uma melhor recuperação.  

E foi assim que, no ano de 1935, na cidade de  Akron,  Estado de Ohio, Estados Unidos, junto com outras pessoas com o mesmo problema de alcoolismo, criaram uma associação  denominada Associação dos Alcoólicos Anônimos (AAA), onde seus membros só se conhecem pelo nome de Bill, Bob, Miguel, João, etc. Como regra básica propuseram    é dizer "não ao primeiro copo" todos os dias. A esposa de Bill, também alcoólatra, acompanhando o marido, resolveu estudar como era importante a participação familiar como ajuda ao doente, e é o que acontece até os nossos dias. A  Revista Time resolveu premiar as 20 pessoas mais importantes  para a humanidade no século  XX, sendo que Bill e Bob foram agraciados com tais honrarias.-

Nenhum comentário: