domingo, 19 de junho de 2016

Geada, Neblina e Neve

Com as quedas de temperaturas nessa época do ano, as formações de geadas, neblinas e neves podem acontecer com frequência, dependendo das regiões.  Geada - é um fenômeno que ocorre quando  a temperatura está muito baixa ( abaixo de 0ºC ), em consequência da sublimação dos vapores de água presente no ar. Entende-se por sublimação, a passagem da substância do estado gasoso ou vapor, direto para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido. 

É o caso da geada. Existe a geada negra, que é a geada muito intensa que penetra  nos produtos agrícolas, ocasionando grandes prejuízos,  ao passo que a geada branca é a geada mais amena que apenas cobre  qualquer  superfície de gelo. Para que haja geada, é necessário que o céu esteja límpido, sem nuvens, e temperaturas abaixo de zero ou próximo delas. 

Neblina, também chamada de nevoeiro  ou  névoa, ocorre quando há presença de nuvens muito baixas. Nada mais é que o acúmulo de vapor de água perto do solo, que sofre um resfriamento e condensa, diminuindo a visibilidade. Esse tipo de fenômeno é muito comum em regiões altas e frias ou próximo de rios, represas, vales, etc. A neblina é, portanto, a umidade que se condensa próximo do solo. Quando a neblina é muito intensa, diminuindo muito a visibilidade, costumamos chamar de cerração.  

E a  Neve, são cristais de gelo que se formam nas nuvens em que as temperaturas estejam entre menos 20ºC ( -20ºC)  e menos 40ºC ( -40ºC). Enquanto caem, os flocos se juntam e se tornam úmidos e então congelam novamente. Só chegarão em forma de neve ao solo se a temperatura durante a queda dos flocos for muito baixa em todo o seu trajeto. Como se vê, para cair neve, é necessário uma temperatura muito  baixa durante algum tempo. 

Nenhum comentário: