domingo, 19 de junho de 2016

Opinião do Blog: Vexame Educacional: um quarto dos alunos é aprovado sem nota!


O Núcleo Regional de Educação de Maringá divulgou através do Jornal  O Diário daquela cidade que  dos 9.561 alunos matriculados no ano passado no  ensino médio das escolas de Maringá, 2.519 foram aprovados via Conselho de Classe ou seja, um quarto dos alunos  é aprovado sem nota, isto é, não sabia nada e merecia ser reprovado. Aliás, dados semelhantes a esse também tem sido constatados no ensino fundamental daquela cidade. 

O que piora tudo isso é que o número de alunos aprovados sem condições de serem aprovados está aumentando a cada ano, preocupando e muito o gestor escolar. Para a chefe do NRE de Maringá,  Maria Inês Teixeira Barbosa, o assunto é complexo e agravado por causa dos alunos do ensino médio noturno que trabalham de dia e com pouco tempo para estudar, e ainda  tem a defasagem de aprendizado do ensino fundamental que acaba prejudicando o ensino médio. 

Quanto ao Conselho de Classe,  ele observa como foi o aluno durante o período, se ele teve uma boa frequência,  se fez os trabalhos escolares, como foram as suas notas, o seu comportamento, etc., para que possa aprovar o ou não o aluno sem nota. Na minha opinião, simplificando tudo isso,  é importante para os nossos governantes que no final do ano letivo, mostrar a sociedade o índice de aprovação, independente da qualidade do ensino, para fazer política e receber mais verbas em cima disso que eu chamo de fraude. A direção da escola se sente obrigada a aprovar alunos sem condições.  

Reconheço também que os alunos de hoje não querem nada com nada  quando o assunto é estudar, como já afirmou uma professora nessa coluna. É só celular, internet e rede social. Se a escola levar a ferro e fogo, passa pouca gente, afirmam vários  educadores! Conversei com várias professoras sobre este assunto que me disseram ser a orientação dos Núcleos de Educação que não hajam reprovações, o que oneraria ainda mais a máquina pública.  Que saudade da minha época, onde o ensino público era de altíssima qualidade, e  que  os alunos de ontem, dariam de goleada sobre conhecimentos  em relação aos alunos  atuais. Estamos vivendo uma vergonha educacional!!!

Nenhum comentário: