quarta-feira, 15 de julho de 2015

Opinião do Blog - #Você é demais Maju!



Pesquisa recente aponta que 97% de brasileiros entrevistados afirmam não ter qualquer preconceito de cor, mas que conhece alguém que demonstre atitude discriminatória. O que aconteceu com a Maria Júlia Coutinho, a Maju, apresentadora do Tempo no Jornal Nacional, da Rede Globo, mostra a hipocrisia de muitos brasileiros sobre a questão do racismo, demonstrando uma inveja sem tamanho assim como uma covardia e um grau de inferioridade ao usar falsidade nos emails de ofensas a talentosa apresentadora. A discriminação racial sobre Maju está sendo comentada nas escolas, cafés, nas ruas, escritórios, etc. 

Eu costumo dizer que o sol nasceu para todos, mas a competência, a inteligência e a sombra são para poucos. Maju é daqueles talentos raros, criando uma nova maneira de apresentação do Tempo naquele Jornal, agradando em cheio, não somente da Rede Globo, mas sim, a maioria do povo brasileiro que a assiste. Agora, existe aqueles idiotas, que não tem coragem de se identificar, que usam as Redes Sociais para denegrir a jovem Maju, querendo que no lugar dela tivesse uma loira burra ou uma paquita de olhos azuis, como diz o rapper Mv Bill em uma de suas músicas. 

Como você, mesmo já disse Maju, é muito difícil um negro que não tenha sofrido um ato de discriminação racial no Brasil, apesar da Abolição da Escravatura ter acontecido lá pelos idos de 1.888. Vá em frente que você está brilhando e esqueça essa mediocridade dos que lhe ofenderam. O escritor italiano Umberto Ecco costuma dizer que “num mundo de 7 bilhões de pessoas, é impossível que não haja tantos imbecis. Disse ainda que a internet dá voz a todo o tipo de opinião desqualificada.” “Enquanto os racistas ladram, você  com a sua  beleza, elegância e competência vai passando”, dando “Beijinhos nos Ombros” deles.

2 comentários:

Inês disse...

Sempre acompanho este jornal. Porém não gostei desta reportagem, achei
discriminatório também quando disse "loira burra" "paquita de olhos azuis"...
melhor prestar atenção nas palavras Dr. Juarez, desta forma, também foi preconceituoso!

Jessica Arruda de Oliveira Bruno Krieger disse...

Inês, na verdade, essa menção faz parte de uma música do MV Bill que justamente questiona: "Pra que? Por que? Só tem paquita loura...aqui não tem preta como apresentadora", fazendo referencia às inúmeras apresentadoras que temos na TV brasileira. O comentário não foi pejorativo, apenas uma citação à música que, se você não conhece, encontra o link aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KeigLjyvxOM

Para quem não conhece a letra, pode parecer estranho, mas foi uma menção que ele fez, muito acertiva por sinal. Mas, lembrando, que o foco aqui está na Maju que sofreu sim comentários racistas por meio das redes sociais e foi deplorável.

Ah! Da próxima vez que fizer um comentário, por favor, tenha a dignidade de colocar seu nome completo.

Até mais

Jessica Arruda de Oliveira Bruno Krieger