quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Da Independência à Proclamação da República: O Brasil Imperial!



Fatos interessantes, que a história pouco comenta,  aconteceram em nosso país pós período da Independência do Brasil ocorrido em  7 de setembro de 1.822  até a Proclamação da República,  em 15 de novembro de 1.889. Da Independência à Proclamação da República foram 67 anos de fatos históricos que valem a  pena relembrar em resumo. Coroado Imperador do Brasil em dezembro de 1.822, D.Pedro I teve que de imediato   pagar dois milhões de libras esterlinas à Portugal para reconhecer a nossa independência, endividando o país. 

A  Independência foi  importante para a organização do estado brasileiro, estabelecendo normas administrativas, políticas, econômicas,etc., culminando com a sua primeira Constituição em 1.824. Fato importante também em nossa história foi  os diversos povos imigrantes, além de  portugueses que já estavam por aqui há mais tempo, suíços, italianos, japoneses, alemães, espanhóis, franceses,ingleses, holandeses,  etc. vieram para o Brasil trabalharem na produção de café, plantios de produtos agrícolas, comércio, ferrovias, indústrias,  etc. 

Neste tempo, o  Ciclo do Café no Brasil já fortalecia muito a economia do país com o  surgimento e crescimento de várias cidades, várias regiões, principalmente bi Estado de São Paulo, posteriormente Paraná. Por mais de um século, até 1.920,  fomos o maior produtor de café do mundo. Já em 1.825, tivemos a guerra Cisplatina quando Uruguai e Argentina se uniram para lutar contra o Brasil para retomar o Uruguai que estava em nosso poder. Em 1.831, por pressão popular em consequência da exploração imperial sobre as elites e os pobres, D. Pedro I abdica do trono  para o seu filho, que não pode ocupar o cargo por ser de menor de idade. De  1.831 a 1.840 o Brasil foi governado por Regências, pois o sucessor D. Pedro II tinha pouco mais de 5 anos. 

De 1.835 a 1.845  houve a Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, foi um conflito regional no Rio Grande do Sul entre os produtores de carne e charque e o governo imperial, em consequência da alta taxação de  impostos naqueles produtos sendo Bento Gonçalves o líder desse movimento. 

Em 1.841,  houve o Golpe da Maioridade ( alterações de documentos) pelo Senado Imperial   para que  D. Pedro II, com  15 anos, assumisse o poder como segundo Imperador do Brasil.  Ganhou força no país, a presença dos abolicionistas, sendo  que em 1.850, tivemos a Lei Euzébio de Queiroz, proibindo o tráfego de escravos no Brasil. Em 1.864 foi a vez do conflito da Guerra do Paraguai, quando  aquele país, comandado por Francisco Solano Lopes,  querendo uma saída para o mar, invadiu a Bacia do Prata e o Rio Grande do  Sul.  Brasil,  Argentina e Uruguai formaram uma  Tríplice Aliança e derrotaram os paraguaios. Conta a história que mais de 300 mil combatentes morreram nessa guerra, estando entre os mortos,  20% da população paraguaia.  Em 1.871, foi a vez da Lei do Ventre Livre, que filhos de escravos não eram mais escravos. De 1.872 a 1.878 tivemos vários conflitos entre a Igreja Católica, Forças Militares, contra a Corte Real. Em 1.870 criou-se o Partido Republicano, com a presença de civis, militares e a maçonaria, cujo o principal objetivo era derrubar o Regime Imperial vigente. 

De 1.879 a 1.910 veio  O Ciclo da Borracha, sendo o Brasil o maior produtor do mundo  graças  a  Região Norte do país com os seus vastos seringais. A importância da borracha para o mundo trouxe um desenvolvimento econômico muito grande para  aquela região, com destaque para a Região Amazônica. O ciclo durou  apenas  30 anos,  em virtude da Ásia e a Inglaterra  desenvolveram os seus seringais, vendendo a borracha a preço mais barato, dando grande prejuízo ao Brasil. Em 1.885 veio a Lei do  Sexagenário onde todos os escravos com 65 anos ou mais deixariam a escravatura. Em 1.888, a Leia Áurea  pela Princesa Izabel,  baniu definitivamente a escravatura no Brasil. Em 15 de Novembro de 1.889, o Brasil Proclamou a sua República, acabando com a monarquia e  vindo a  ascensão republicana, sendo Marechal Deodoro da Fonseca o nosso primeiro Presidente.-

Nenhum comentário: