segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Estado Islâmico, extremistas que ameaçam a paz mundial!


Mas, afinal, quem é e o querem os militantes do Estado Islâmico? Dissidentes do grupo Al-Qaeda ( "a base" em árabe, criado em 1.989 pelo saudita Osama Bin Laden ), no Iraque, o grupo se proclamou califado (forma islâmica monárquica de governo ) em meados de 2014 e, desde então, tenta se expandir seu poder em regiões de maioria sunita  (entende-se por sunita, aquele que é  seguidor do islamismo ) no Oriente Médio. 

Sob as ordens Abu Bakr al-Baghdadi, o Estado Islâmico dominou cidades do Iraque, onde já deixou mais de 15 mi civis mortos, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), e também na Síria, onde se aproveitou da fragilidade do país,  mergulhado em uma sangrenta Guerra Civil que já matou mais de 230 mil pessoas em quatro anos de conflito, segundo Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Mais de sete milhões de sírios já fugiram do país por avanço do Estado Islâmico em seu território.  

O financiamento  do grupo vem basicamente da exportação do petróleo, já que muitas regiões que estão sob o  controle  dos extremistas possuem vastos campos petrolíferos. Segundo a inteligência iraquiana que mapeia o avanço da organização, o Estado Islâmico tem um patrimônio estimado em dois bilhões de dólares, rendendo ao grupo o título mundial de Organização Jihadista mais rica do mundo. A forma como o grupo age em regiões ocupadas, obriga os moradores a se converterem ao Islamismo  e respeito em suas leis baseadas em uma interpretação radical do livro Alcorão. O Estado Islâmico executa seus inimigos sempre com requintes de crueldade,  seja em sessões  de tortura, decapitação, afogamento e até queimando as vítimas vivas, a ponto de ser considerado uma organização extremista por muitas nações do mundo. 

Nenhum comentário: