segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Colesterol, o bom e o mal!



Segundo estatística, mais de 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil em consequência de infartos e derrames causados por males como o colesterol alto que age lentamente em nosso organismo. É uma substância vital, necessária para o nosso organismo e precisa circular. Mas em excesso, pode ser letal. O colesterol está presente na composição das células, facilitando a entrada e saídas de nutrientes, na composição de hormônios, principalmente os sexuais como testosterona e estrogênios, da vitamina D que é essencial para a saúde dos ossos, nos sais biliares que participam da digestão. No sistema nervoso, o colesterol  integra a bainha de mielina, uma estrutura dos neurônios que elabora com a rapidez da transmissão de informações entre eles. 

Por aí, você viu a  sua importância, sendo que o fígado se encarrega de produzir 70% do colesterol que circula em nosso  organismo, sendo que o restante 30%, é proveniente da alimentação (está presente nos alimentos de origem animal). No entanto, o nível  elevado de colesterol representa problemas sérios para o nosso organismo por  acumular  nas artérias, provocando doenças cardiovasculares ( infartos e derrames ). Esse descontrole na elevação das  taxas de colesterol pode ser genético, sedentarismo e maus hábitos alimentares ( doces, massas, pães, açúcares, gorduras animais e vegetais, etc.). Apesar de ser tratado como gordura, na realidade, o colesterol é um álcool que se comporta como gordura não se dissolve no sangue, precisando de veículos para circular, as lipoproteínas. 

Elas variam conforme a densidade e a função que exercem no organismo.

1) A lipoproteína LDL ( Low Density Lipoprotein ),  transporta o colesterol ruim  produzido no fígado para todo o corpo. Durante sua caminhada, se estiver excesso  pelo corpo, pode liberar as moléculas de colesterol no sangue, que irão se depositar nas paredes das artérias. 

2)  A lipoproteína HDL  (High Density  Lipoprotein ), é o chamado colesterol bom, pois funciona como faxineiro, recolhendo o colesterol deixado pelo LDL e o levando de volta ao fígado. É importante saber as taxas normais   de LDL e HDL no sangue para a nossa saúde. 

3) Existe ainda a lipoproteína  VLDL, de muito baixa densidade, cuja a principal função é transportar os triglicérides. Coma peixe, frango grelhado,  legumes, verduras, frutas, que são pouco calóricos e fuja  da alimentação perigosa, da batata frita, da linguiça,  do salame, do churrasco,  dos enlatados e alimentos industrializados. Para aumentar o seu HDL, caminhe três vezes por semana, aumente a ingestão de ômega 3 presente no salmão, sardinha  e atum.-

Nenhum comentário: