segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Samba completa 100 anos em 2016



Blocos carnavalescos, escolas de samba, foliões, enfim, todos aqueles que gostam de música, estão homenageando o samba que este ano está completando 100 anos.  O samba atual, considerado de origem afro-baiana com tempero carioca, passou por diversas fases até chegar no atual  ritmo.  Por ocasião do ciclo da cana e do café, os escravos trouxeram vários ritmos musicais para o Brasil, como ciranda, batuque, maxixe, lundu, umbigada, cuja a mistura dessas danças, surgiu o samba, que na linguagem africana de Angola, tinha o nome de semba. 

O primeiro nome de registro da palavra samba surgiu em Pernambuco, na Revista O Carapuceiro, em 1.838. No governo de Getúlio Vargas, o ritmo samba passou a ser oficial da música popular brasileira, cuja a mistura do samba do morro com o samba do asfalto  devemos muito a Noel Rosa. Em sua evolução, surgiu o samba canção, samba enredo, até chegarmos a fase da  bossa nova, com destaque para a cantora Elis Regina, Zimbo Trio,  e os compositores João Gilberto e Antonio Carlos Jobim. Graças a bossa nova houve o resgate do samba autêntico com gravações de Ataulfo Alves, Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Clementina de Jesus, etc. Por volta de 1.980, o samba perdeu espaço nas rádios para as músicas internacionais, principalmente  o rock. 

Novo movimento surgiu para resgatar o samba, surgindo o pagode, com destaque para Zeca Pagodinho, Almir Guineto e vários grupos musicais. Hoje, o samba tem o seu espaço em todas as rádios e ritmos do mundo, inclusive  cantado e interpretado por famosos,  popularizado por inúmeros cantores de nossa terra através dos tempos como  Clara Nunes, Beth Carvalho, Elza Soares, Martinho da Vila, Alcione, Emílio Santiago, Nelson Gonçalves,Dudu Nobre, Demônios da Garoa, Benito de Paula, Agêpe. Arlindo Cruz, Luiz Ayrão, Wando, Lecy Brandão, Paulinho da Viola,  João Bosco, Jorge Aragão , Benito di Paula, Jair Rodrigues, Tiaguinho, Simonal, Elizete Cardoso e tantos outros.

Nenhum comentário: